7 de março de 2014

Como conseguir a Imunoglobulina pelo SUS!

Bom dia meninas!!

Como eu prometi Aqui irei dar dicas de como conseguir a Imunoglobulina pelo SUS.
Eu sei que, assim como eu, muitas mulheres não tem condições de comprar esse medicamento.
Portanto, não custa tentar!!!
Ai vai as dicas:

1º - CARTÃO DO SUS
Para solicitar os medicamentos, o paciente deve, primeiramente, estar cadastrado no SUS.
Para conseguir um, basta você se dirigir a qualquer posto básico de saúde e apresentar o documento de identidade e comprovante de residência. A carteirinha será feita na hora. Leve também uma cópia simples do documento.
Basta ir no CEM (Centro de Especialidade Médicas) do seu município ou outro órgão da Saúde e fazer o cartão.
Nesse site tem mais informações e cadastro prévio:
http://cartaosus.com.br/cartao-sus-online.html

2° - LAUDO DE SOLICITAÇÃO DE MEDICAMENTO (Formulário do SUS)
Esse formulário deverá ser preenchido e assinado pelo médico.
Lembrando que o CID 10 que o médico deverá colocar é o: D 80.8
Ele deve escrever de forma sucinta sobre a sua doença... e dpois no outro Laudo poderá detalhar.
O médico deverá escrever neste próprio formulário.
Quando eu levei para o meu médico preencher, eu levei junto o formulário preenchido de uma amiga, então... irei colocar o meu formulário preenchido, para vcs terem uma idéia, e o em branco para o seu médico preencher.

O formulário em branco é padrão.. e vc pode pegá-lo neste link: Casa da Saúde
Formulário Preenchido (modelo)
Formulário em branco (para o médico preencher)


3° - LAUDO MÉDICO

O Laudo poderá ser no papel timbrado da clínica ou hospital, mas deverá conter:
· Detalhes do Tipo de tratamento que a paciente está fazendo e o que poderá acarretar, caso não utilize o medicamento (Consequências do Não fornecimento);
· A doença causadora ou as doenças;
- Deverá conter assinatura e carimbo do médico;
É importante detalhar o uso do medicamento igual escreveu na Receita.
(Modelo de Laudo Médico)

4° RECEITA MÉDICA

- A receita tbém deverá ser fornecida no papel do SUS (hospital ou Posto de Saúde).
- Não poderá ser no Papel Timbrando da Clínica ou do Médico.
- O médico deve mencionar o nome do remédio com seu princípio ativo, a dose necessária a ser usada por dia ou mês, forma de aplicação, etc..

Receita Médica (Modelo)

4° EXAMES REALIZADOS

Os exames solicitados estão no Item 3 da Orientação (abaixo), porém, vc terá que fazer somente: PARA TODAS AS PATOLOGIAS: Hemograma, uréia, creatinina, A.S.T. (T.G.O.) , A.L.T. (T.G.P.) e albumina... os outros não!.
- Vc deverá anexar os outros exames que vc já fez que mostram: trombofilia, SAAF, Alteração da Célula NK e outros que achar necessário. Esses exames em destaque (Célula NK, trombofilia, SAAF..etc), são para "sensibilizar" quem fará a análise! srrsrs

(Guia de Orientação)

5° DECLARAÇÃO QUE FOI ATENDIDO PELO SUS

Essa declaração você irá solicitar pela atendente do Posto de Saúde ou Hospital.
Caso, vc não foi atendido em um desses lugares, e sim.. na clínica particular, provavelmente o seu médico atende em um desses lugares, então, converse com ele... ou marque uma consulta e ele irá ter como te fornecer essa declaração.
É uma declaração simples, porém, será fornecida somente por alguém que trabalhe no SUS (Assistente Social ou alguma atendente).
Eu marque uma consulta no postinho aqui perto de casa... contei a minha história... e eles me forneceram a Declaração.

6° TERMO DE CONSENTIMENTO

Esse termo é padrão e deverá ser preenchido pelo paciente e assinado e carimbado pelo médico.
Portanto, leve pronto, somente para o médico assinar.. rsrs
(Termo de Consentimento e Esclarecimento - Modelo)
(Termo de Consentimento e Esclarecimento - em branco)

7° - JUNTE TODOS OS DOCUMENTOS:

Cópia dos Documentos: (leve o original junto, caso alguém pergunte)


Cópia:
· RG e CPF;
- RG e CPF do seu marido (caso vc o coloque como responsável no Termo de Consentimento);
· Comprovante de Residência;
· Cartão do SUS;
· Exames de Célula NK, trombofilia/SAAF, etc;
- Exames solicitados no Guia de Orentação (Hemograma, uréia, creatinina, A.S.T. (T.G.O.) , A.L.T. (T.G.P.) e albumina);

Original:
· Receita do Medicamento;
· Laudo Médico;
· Laudo de Fornecimento do medicamento - Formulário do SUS;

- Termo de Consentimento assinado e carimbado;
- Declaração que foi atendido pelo SUS;

8° - E AGORA, O QUE FAZER?

Depois de vc juntar todos esses documentos (tire xerox de tudo e guarde uma cópia, pois, vc terá q solicitar outras vezes.. facilitará o preenchimento para seu médico).

Vá a uma das unidades responsáveis pelos remédios de alto-custo. Aqui na minha cidade chama: Casa da Saúde

Informe-se na Unidade de Saúde onde você passou por consulta ou na Secretaria de Saúde do Município sobre esse espaço. Somente neles você poderá fazer o pedido administrativo do remédio. Lá, apresente a lista de documentos listados acima.

É isso ai, meninas!!
Se eu consegui, vcs tbém conseguem!!
Sigam esses passos e Deus abençoe!

Espero ter ajudado!!!

Se tiverem alguma dúvida me add no facebook.. que ajudo com o maior prazer.

bjos.

13 comentários:

  1. Oi amiga que benção, quem bom que conseguiu, Deus é fiel!!!!!!!!!

    Estou com sortei no meu blog, vem participar, bjus

    http://futuramommy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi eu estou sofrendo com sequelas da dengue guilhan barre ouvi falar que é bom estou sofrendo á mais de um ano e meio será que consigo? Beijos obrigada

      Excluir
  2. ah que bom amiga... vou ver se eu consigo os calcio no sus... tenho que tomar pra minha osteoporose... valeu pela dica ...bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Publicação de grande utilidade para quem necessita da medicação!!! Tenho certeza que ajudará muitas pessoas!!! Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Janaine, muito obrigada pela explicação e por compartilhar os documentos. Também vou precisar e estava a procura de todas essas informações.
    Tenho uma pergunta: vc vai usar a imunoglobulina para fazer FIV ou para engravidar naturalmente? Porque para engravidar naturalmente teria que tomar todo mes né?
    obrigada!!!

    ResponderExcluir
  5. Jana tive quatro abortos gostaria de trocar informações. Como está seu perfil no face?

    ResponderExcluir
  6. Ola , gostaria de saber quem aplicou as imuno em você?

    ResponderExcluir
  7. Boa noite pessoal! Meu nome é Nádia e realizei tratamento de fiv, mais não deu certo. Tenho 6 frascos de imunoglobulina e gostaria de doá-los. A data de vencimento é para este mês, jan/2015. Quem tiver interesse, por favor entrar em contato pelo e-mail: nadia@buso.com.br. As vacinas estão em Jundiaí.

    ResponderExcluir
  8. Eu tentei e não consegui no meu estado! e ainda sou servidora pública estadual.

    ResponderExcluir
  9. Oi Poderia dar mais informações. A aplicação quem fez? Poderia indicar o medico que vc passou

    ResponderExcluir
  10. Meu priminho tem imunodeficiencia primaria mas nao sabe como conseguir pelo sus

    ResponderExcluir
  11. Então estou com o mesmo problema ficando tetraplégica já mas no meu caso seria infusão com alta dose governo fornece até pode mas leva 12 anos para ser liberado e para mim tem tempo mais.

    ResponderExcluir
  12. Ola, eu tenho uma amiga que vai começar a fazer tratamento com imunoglobulina, no entanto ainda não se sabe qual vai ser. Eu gostaria de saber se para a doença PIDC também e fornecida? Ela tem polirradiculoneuropatia inflamatória desmielizante crônica...parecida com guilan barret. Obrigada!😘

    ResponderExcluir